Aprendendo a empreender
As pessoas procuram e desejam encontrar soluções para suas necessidades apesar de suas dificuldades cotidianas, de fato é isto que torna o povo Brasileiro criativo e empreendedor por natureza, mas que necessita de aperfeiçoamento e capacitação. Aprender técnicas a partir da educação empreendedora podemos adquirir comportamentos e hábitos, praticá-los e tornar-se capaz de gerir e aproveitar oportunidades, de melhorar processos e criar negócios.
É preciso saber aonde e como quer chegar, analisar as dificuldades a ser encontrada nos ambientes externos e internos do mercado, ver oportunidades e ameaças e o mais importante se conhecer.
Uma das definições mais aceita hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hisrich, em seu livro "Empreendedorismo". Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e os esforços necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. (HISRICH, 2009).
Ser um empreendedor é muito mais do que ter a vontede de alcançar um objetivo. Ser empreendedor é saber onde quer chegar, mas ainda conhecer o caminho a ser percorrido bem como os desafios, é planejar cada detalhe sabendo a estragétia certa que será utilizada, é estar comprometido com o sucesso, não desistir mediante aos obstáculos, é ser perseverante, assumir riscos calculados e antes de tudo ter preparo para isso.
O empreendedorismo não se limita a sair aventurando por aí em negócios fadados a morrerem antes do quinto ano de existência, como apresentam as várias pesquisas sobre o assunto. (MINIST. DA EDUCAÇÃO, 2008)