viruz
A relação entre a insuficiência de cobre e a saúde vascular de pacientes com Diabetes Mellitus.
2 Justificativa
Pessoas com Diabetes possuem problemas vasculares devido à deficiência na absorção de cobre causada pela doença. Uma forma de recuperar a saúde vascular dos pacientes seria o aumento na ingestão de alimentos ou a inclusão de suplemento que contenham o mineral em quantidades exatas para que não haja danos devido à superdosagem de cobre no organismo.
3 Problema
Pessoas com Diabetes Mellitus podem desenvolver alterações funcionais que podem levar a diminuição das fibras elásticas dos vasos sanguíneos devido a não absorção do cobre.
4 Hipótese
A introdução do cobre na dieta do paciente reestabelecerá a elasticidade de seus vasos, recuperando então a integridade e funcionalidade de sua saúde circulatória.
5 Objetivos
5.1. Objetivo Geral Estudar os danos causados devido à ineficiência na absorção de cobre na saúde vascular do Diabético. 5.2. Objetivo Específico Estabelecer dieta em pacientes diabéticos que inclua e facilite a absorção do cobre. Comparar o efeito da absorção de cobre em diabéticos e não diabéticos.
6 Revisão
Devido à dificuldade da conscientização dos pacientes e consequentemente do controle na doença, a diabetes é uma das doenças em que o governo mais gasta dinheiro, pois o custo dos remédios é alto e os doentes buscam receber seus medicamentos através das farmácias de alto-custo (CHACRA, A. R, 1994) O não controle dessa patologia pode levar a agravos que deixam o doente com problemas vasculares que podem resultar, por exemplo, na amputação de membros, cegueira e insuficiência renal, incapacitando o diabético de realizar atividades diárias. No Corpo humano o cobre é encontrado em diversos locais como nos fluidos como o plasma e no soro e em