Aprendendo para valer
ALTERNADA
1. – INTRODUÇÃO TEÓRICA
1.1 – CAPACITOR
O capacitor é um dispositivo utilizado nos circuitos elétricos que apresenta um comportamento em corrente contínua (CC), diferente do comportamento em corrente alternada (CA). Em corrente contínua após se carregar com cargas elétricas, permanece carregado até que seja forçado a descarregar-se, sendo utilizado em circuitos com a finalidade de manter a tensão estável sendo chamado nessas condições de filtro capacitivo.
1.1.1 – Construção e características
Um capacitor é um dispositivo formado basicamente de placas de material bom condutor, denominadas de armaduras, separadas por um material isolante denominado dielétrico.
1.1.2 – Alguns tipos de capacitores
Capacitores comercialmente disponíveis são especificados pelo dielétrico utilizado e pela forma como é construído (fixo ou variável).
Na prática quando o capacitor é submetido a um campo elétrico, circula uma pequena corrente pelo dielétrico, conhecido como corrente de fuga. Esta corrente é geralmente de baixo valor e pode ser considerada desprezível.
Os capacitores cerâmicos são construídos a partir da deposição ou colagem de um metal bom condutor sobre uma cerâmica de elevada constante dielétrica. Os capacitores cerâmicos de placa são constituídos por uma folha cerâmica em cuja superfície encontram-se colados os eletrodos.
Os capacitores multicamada são formados por sucessivas folhas de material cerâmico em cuja superfície encontra-se depositado um metal bom condutor, tipicamente o paládio ou a platina.
No capacitor de filme plástico, dielétricos de filme plástico como poliéster, separam superfícies metalizadas usadas como placas.
O capacitor de mica consiste de um conjunto de placas dielétricas de mica alternadas por folhas metálicas condutoras.
O capacitor eletrolítico consiste de duas placas de alumínio separadas por um eletrólito e um dielétrico formado por uma camada