Administração
Unidade II – Padronização
1. Padronização das demonstrações
A padronização tem como objetivo principal, preparar as Demonstrações Contábeis para a análise, tendo em vista, a impropriedade do modelo determinado pela Lei n 6.404/76, alterado pela 11.638/07 e 11.941/09. Contudo, é importante ressaltar que para o trabalho de padronização, é necessário que as Demonstrações Contábeis estejam elaboradas em moeda forte. A adequação das demonstrações ocorre com a reclassificação de algumas rubricas do Balanço e da DRE, visando atender aos propósitos da análise. isando atender aos prop
2. Motivos da padronização
a) Simplificação. Redução do número de contas existentes nas Demonstrações Contábeis, facilitando o trabalho do analista.
b) Comparabilidade. Os Planos de Contas, com exceção das Instituições Financeiras e Seguradoras, em geral são diferentes e em conseqüência deste fato geram relatórios diferentes, dificultando a comparação entre os dados apresentados por diversas empresas.
c) Adequação aos objetivos da análise. Reclassificação de algumas contas de acordo com a análise que se pretende fazer.
Ex. Duplicatas Descontadas para a análise financeira deve figurar no Passivo, pois do ponto de vista financeiro representa um financiamento bancário.
d) Precisão na classificação das contas. É comum encontrarmos algumas contas classificadas de forma inadequada, logo, a padronização deve corrigir estas falhas.
Ex. Contas do realizável a longo prazo classificadas no circulante.
e) Erros nas demonstrações. Quando erros graves forem detectados, devemos desconfiar da veracidade das informações contidas nas Demonstrações Contábeis e suspender à análise até que tais dúvidas sejam esclarecidas.
f) Intimidade do analista com as demonstrações contábeis. O processo de padronização das demonstrações leva o analista a ter familiaridade com os números da empresa e com