Internet PLC
Contras - Apesar das vantagens, persistem problemas que podem prejudicar a experiência do consumidor final. Aparelhos eletrônicos podem causar interferência, levando à queda da velocidade na transmissão de dados. A melhor forma de evitar o problema consiste na instalação de filtros para as tomadas. Fora de casa, os postes estão expostos a diversos tipos de intempéries, incluindo o ruído proveniente dos transformadores, que devem ser contornadas para evitar o bloqueio do sinal.
Internet pela rede elétrica tem prós e contras, diz professor
Aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a internet transmitida pela rede elétrica - Power LineComummunications (PLC) - ainda não tem prazo para ser implementada e está nas mãos das concessionárias de energia. O novo sistema já vem sendo analisado na Universidade Federal Fluminense (UFF) e apresenta vantagens e desvantagens.
“A grande vantagem para o consumidor e que ele já tem toda a rede elétrica em casa e não terá custos para instalar os equipamentos. Em relação à internet via telefone, a grande diferença é mesmo com a questão da acessibilidade. Estamos estudando o novo sistema na UFF, e já podemos constatar que caso o sistema elétrico seja sobrecarregado a capacidade da transmissão via dados possa baixar. Como por exemplo, a conexão entre dois cômodos da casa é relativamente rápida, cerca de 85 megabites. Se no momento que estiver utilizando a internet, o proprietário ligar uma furadeira dentro da residência essa capacidade de transmissão de dados cai pela metade”, destaca o professor do Instituto e Computação da UFF Célio Vinicius Neves de Albuquerque.
De acordo com ele, para que o sistema seja implantado, será necessária a instalação de novas linhas de transmissão.
“Não há previsão, vai ficar a critério das companhias de energia iniciar a implantação do sistema. Porém, é preciso criar novas linhas, para que as informações