Aprendendo Com Garrafinhas
(Correspondência um a um) Através do PNAIC for am desenvolvidas várias práticas em sala de aula e cada uma delas só veio a acrescentar um maior número de conhecimento, tanto para nós professores como para nossos alunos. O importante do PNAIC é que ele não só diz, ele mostra também como fazer. Dos assuntos postos em prática o que escolhi para mostrar no meu relato de experiência foi sobre contagem (correspondência um a um), que está envolvido no nosso cotidiano através de muitas situações, que teve como instrumento o eixo numérico.
Objetivos:
Perceber a relação entre elemento da contagem e o número de garrafinhas a que se refere.
Foto explicando como foi feito
Como fiz:
1º Expliquei aos alunos o assunto a ser trabalhado para que eles entendessem como seria realizado. E durante o desenvolvimento da atividade foram realizadas algumas perguntas:
Quantas garrafinhas podemos contar?
Tem mesmo essa quantidade?
Se a gente fosse pegando uma tampinha e colocasse em casa garrafinha, como você pode contar?
Estes questionamentos foram realizados a fim de potencializar a reflexão dos alunos.
Foto dos grupos
O que fiz:
2º Dividi a turma em 4 grupos. (Foto dos alunos em atividade)
3º Neste momento eles estavam realizando a contagem (correspondência um a um) e eu estava orientando sempre que necessário.
Com a atividade os alunos desenvolveram uma maior atenção, a observação e o interesse. E como professora, pude melhorar minhas práticas de ensino.
Resultados:
Após a realização da atividade percebi a ampliação do conhecimento e uma maior interação do trabalho em equipe.
Dificuldades:
As quantidades de garrafinhas não foram suficientes para atender os 4 grupos ao mesmo tempo. Alguns tiveram que aguardar em quanto chegava a sua vez.
Teresinha