Aprenda Com O Medo
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/aprenda-co m-o -medo /teo lo gia
Aprenda com o medo digg O escritor Miguel de Cervantes, em seu clássico “Dom Quixote”, disse o seguinte: Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer com que as coisas não pareçam o que são.
Dados interessantes sobre o medo:
- O medo patológico (f obias e pânico) af eta cerca de 18% da população mundial. - Milhares de brasileiros, enf rentam pesadelo cotidiano.
- A f obia interf ere diretamente na vida das pessoas e as prejudica se não f or vencida.
Conceito do medo
Medo é uma reação emocional, frequentemente violenta a uma ameaça real ou imaginária. Acredita-se que o medo é, nos seres humanos, aprendido e não instintivo. (Dr:Austin Grigg, da Universidade de Richomond-USA)
Tipos de Medo
1- O medo normal. Trata-se de um instinto de segurança que protege a pessoa de f azer qualquer coisa que coloque em risco a sua vida.
2- Fobia específica. É o medo irracional de alguma coisa ou circunstância em particular: Observem algumas f obias interessantes:
Algofobia - medo de sentir dor;
Eclesiofobia - medo de ir à igreja;
Homilofobia - medo de ouvir sermões;
Obesofobia - medo de f icar gordo;
Pantofobia - medo de tudo;
Xenofobia - medo de estrangeiros;
3 – Outro tipo de fobia-Refere-se ao medo de situações em público.
4 – Pânico – Trata-se da f obia incontrolada e extrema, que pode f azer a pessoa entrar em pânico de uma hora para outra,em qualquer lugar onde se sinta ameaçada. Fica agressiva e pode f azer até uma loucura.
Deus, a Bíblia e o medo
1 – Deus não fez você para sentir medo.
A primeira vez que o homem sentiu medo, f oi depois do pecado - “Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi” (Gênesis 3.10) Deus criou o homem para se livre e f eliz, mas depois do pecado, o primeiro sentimento do ser humano depois de ter desobedecido a Deus f oi
“medo”.
2 - Se Deus for o seu Senhor, você não precisa ter