Pai rico pai pobre
CAPÍTULO 1 – DIFERENÇAS DE IDÉIAS ENTRE POBRE/CLASSE MÉDIA E RICO
Uma das razões pelas quais os pobres ficam mais pobres e a classe média luta com as dívidas é que para os pobres/classe média o assunto dinheiro não é ensinado nem em casa nem na escola.
As escolas se concentram nas habilidades acadêmicas e profissionais, mas não nas habilidades financeiras, o que faz com que as pessoas tenham problemas financeiros durante toda a vida. Até a nossa impressionante dívida nacional se deve em boa medida a políticos e funcionários públicos instruídos que tomam decisões financeiras com pouco ou nenhum treinamento na área do dinheiro.
Algumas diferenças entre P/CM (pobre e classe média) e R (rico):
P/CM – O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal. R – A falta de dinheiro é a raiz de todo mal.
P/CM – Não dá para comprar isso.
R – O que posso fazer para comprar isso? R – Meu cérebro fica mais forte a cada dia porque eu o exercito. Quanto mais forte fica, mais dinheiro ganho.
P/CM – Tem o hábito de colocar o cérebro para dormir quando o assunto é dinheiro. Evita o assunto. R – Tem o costume de exercitar seu cérebro quando o assunto é dinheiro.
P/CM – Que os ricos deviam pagar mais impostos para atender os menos afortunados. R –Que os impostos punem os que produzem e recompensam os que não produzem.
P/CM – Estude arduamente, forme-se, para poder arrumar emprego numa boa empresa.
R – Estude arduamente, forme-se, para ficar rico, para entender como funciona o dinheiro e para aprender a faze-lo trabalhar para você, para ser independente financeiramente.
P/CM – Não sou rico porque tenho filhos. R – Tenho que ser rico por causa de vocês, meus filhos.
P/CM – Proíbe que se fale de negócios durante as refeições. R – Inventiva as conversas sobre dinheiro e negócios na hora do jantar.
P/CM – Em questões de dinheiro seja cuidadoso, não se arrisque. R – Aprenda a administrar o risco. Conhecendo a operação, o risco diminui.
P/CM – Nossa casa