Aquele Que Est Morto Est Justificado
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/o -que-e-estar-vivo -e-mo rto /teo lo gia
O que é estar vivo e morto?
digg
A condição de mortos perante Deus decorre da pena instituída no alerta divina (certamente morrerás), como resultado do juízo e condenação. A condenação trouxe inimizada e separação, visto que Deus é vida e todos que existem separados d’Ele estão mortos. Em Deus não há trevas nenhuma, pois todos que são trevas estão separados d’Ele. Como não há comunhão entre a Luz e as trevas, claro está que não há comunhão entre Deus (vida) e os homens sob condenação (mortos).
O que é estar ‘vivo’ e ‘morto’?
Como Paulo declarou que Deus justif ica aqueles que estão mortos, a resposta para as quatro premissas em pauta só pode estar na f rase: “Porque aquele que está morto está justificado do pecado”.
Antes de esclarecemos o mistério acima, devemos verif icar no que consiste ‘estar morto’, e no que consiste ‘estar vivo’.
A bíblia estabelece uma relação entre ‘morte’ e ‘vida’. Da relação verif ica-se que é impossível estar vivo para o pecado e vivo para Deus simultaneamente. Não há como o homem assumir as duas condições
(posições) simultaneamente diante de Deus. Ou seja, quando o homem está vivo para o pecado, ele está morto para Deus, ou, quando ele está vivo para Deus, está morto para o pecado.
Talvez o leitor pergunte: porque não é possível estar vivo para o pecado e vivo para Deus simultaneamente? Não é possível por causa das seguintes razões:
“Pois é Cristo quem morreu, ou antes, quem ressuscitou dentre os mortos…” ( Rm 8:34 )
Paulo em seu cântico de vitória f ez ref erência à morte de Cristo. Porém, o Cristo que morreu, também ressuscitou dentre os mortos. Da mesma f orma que os que crêem se conf ormam com Cristo na morte
(morre com ele), com Ele também ressurgem dentre os mortos (ou antes).
É instantâneo! Ou seja, aquele que crê em Cristo morre para o pecado e passa a viver para Deus. Da mesma f orma que ao