ARQUEOLOGIA B BLICA
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/arqueo lo gia-biblica/teo lo gia
ARQUEOLOGIA BÍBLICA
digg
A Natureza e o Arqueologia Bíblica.
Propósito
da
A palavra arqueologia vem de duas palavras gregas, archaios e logos, que signif icam literalmente “um estudo das coisas antigas”. No entanto, o termo se aplica, hoje, ao estudo de materiais escavados pertencentes a eras anteriores. A arqueologia bíblica pode ser def inida como um exame de artef atos antigos outrora perdidos e hoje recuperados e que se relacionam ao estudo das Escrituras e à caracterização da vida nos tempos bíblicos.
A arqueologia é basicamente uma ciência.
O conhecimento neste campo se obtém pela observação e estudo sistemáticos, e os f atos descobertos são avaliados e classif icados num conjunto organizado de inf ormações. A arqueologia é também uma ciência composta, pois busca auxílio em muitas outras ciências, tais como a química, a antropologia e a zoologia. Naturalmente, alguns objetos de investigação arqueológica (tais como obeliscos, tempos egípcios e o
Partenon em Atenas) jamais f oram “perdidos”, mas talvez algum conhecimento de sua f orma e/ou propósito originais, bem como o signif icado de inscrições neles encontradas, tenha se perdido.
Funções da Arqueologia Bíblica
A arqueologia auxilia-nos a compreender a Bíblia. Ela revela como era a vida nos tempos bíblicos, o que passagens obscuras da Bíblia realmente signif icam, e como as narrativas históricas e os contextos bíblicos devem ser entendidos.
A Arqueoloia também ajuda a conf irmar a exatidão de textos bíblicos e o conteúdo das Escrituras. Ela tem mostrado a f alsidade de algumas teorias de interpretação da Bíblia. Tem auxiliado a estabelecer a exatidão dos originais gregos e hebraicos e a demonstrar que o texto bíblico f oi transmitido com um alto grau de exatidão. Tem conf irmado também a exatidão de muitas passagens das Escrituras, como, por exemplo, af irmações sobre numerosos reis e