As 95 Teses De Martinho Lutero
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/as-95-teses-de-martinho -lutero /teo lo gia
As 95 Teses de Martinho Lutero
digg
A “Disputa do Doutor Martinho Lutero sobre o Poder e
Eficácia das Indulgências”, conhecida como as 95 Teses, desaf iou os ensinamentos da Igreja na natureza da penitência, a autoridade do papa e da utilidade das indulgências. As 95 teses impulsionaram o debate teológico que acabou por resultar no nascimento das tradições luteranas, ref ormadas e anabatistas dentro do cristianismo. Este documento é considerado por muitos como um marco da Reforma Protestante.
A ação de Lutero f oi em grande parte uma resposta à venda de indulgências por João Tetzel, um f rade dominicano, delegado do
Arcebispo de Mainz e do papa. O objetivo desta campanha de angariação de f undos f oi o f inanciamento da Basílica de S. Pedro em Roma.Mesmo apesar de o príncipe-eleitor (soberano) de Lutero, Frederico, o Sábio, e o príncipe do território vizinho, o duque Georg da Saxónia terem proibido a venda de indulgências em seu território, muitas pessoas viajaram para as poder adquirir. Quando estas pessoas vieram conf essar-se, apresentaram a indulgência, af irmando que não mais necessitavam de penitenciar pelos seus pecados, uma vez que o documento os perdoava de todos os pecados.
Lutero afixou as 95 teses na porta da igreja castelo em Wittenberg, Alemanha, a 31 de Outubro de
1517. Alguns académicos questionaram a veracidade desta noção, notando que não existem relatos de contemporâneos para ela. Outros af irmaram que não houve necessidade de tais relatos pois esta acção era nos dias de Lutero o modo comum de anunciar eventos nas universidades do tempo. As portas de igrejas f uncionavam na altura como os placares inf ormativos f uncionam hoje nos campus universitários.
Outros ainda sugeriram que as 95 teses podem muito bem ter sido af ixadas em Novembro de 1517. A maioria é unânime pelo menos em que Lutero terá remetido estas