APPCC na industria de laticínios
INSPENÇÃO E HIGIENE
IFAL - Campus Satuba
Laticínios 3º Período
2014
A prática de APPCC na indústria de Leite e derivados
A importância da prática de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
Deve-se ter o controle na segurança alimentar, analisando os perigos potenciais a saúde humana dos consumidores, determinando as medidas preventivas de controle devido a perigos físicos, químicos e microbiológicos. Identificando onde estes podem ocorrer e decidindo quais os críticos para a segurança, os chamados pontos críticos de controle (PCC). Da identificação das operações críticas, são definidos os pontos de controle críticos e são definidas as ações a tomar. Mantendo estes pontos sob controle garante-se a conformidade dos produtos produzidos.
Um dos pontos críticos de controle na restauração refere-se ao manuseamento, armazenamento, embalagem, preservação e expedição. Deve haver garantia que o produto e matérias são manuseadas, armazenadas, embaladas, preservadas e expedidas de acordo com condições que garantam a qualidade especificada.. Como fatores de controle devem ser considerados, os materiais de embalagem, as temperaturas de armazenamento, uma eficaz rotação de estoque e o ambiente das instalações.
APPCC, na indústria de leite e derivados
A prática de Análise de Perigos Críticos de Controle (APPCC), se tornou uma praticamente uma medida obrigatória nas empresas de processadoras de produto animal. A adoção desse sistema permite que as empresas processadoras se beneficiem e tenham uma série de vantagens:
1 - Garantia da segurança e da qualidade do alimento;
2 – Menos custos operacionais;
3 – Redução no número de testes necessários para o produto acabado para garantia de segurança e qualidade;
4 – Menores perdas processuais;
5 – Maior competitividade, maior poder de barganha e maior credibilidade junto