Apostila RH
Aos Responsáveis pelo setor de Recursos Humanos:
O presente guia serve para dirimir algumas dúvidas, e é claro que não vai abranger tudo, mas aqui vocês vão encontrar modelos de cartas, telegramas, avisos e outras dúvidas que acabamos trocando por e-mails ao longo do tempo.
Muitas das dúvidas que me são passadas podem ser esclarecidas pela convenção coletiva de trabalho, encontrada em sua íntegra para consulta no site do sindicato de classe do empregador ou do empregado. DA ADMISSÃO DO FUNCIONÁRIO
1. Comprovante de residência
Quando um funcionário for admitido sempre solicitar um comprovante de residência que esteja no nome dele. Se ele não tiver e só pedir que ele declare, atrás do comprovante que reside naquele local. O funcionário deve manter estes dados atualizados para receber informações da caixa econômica federal, referente ao FGTS depositado, bem como para que possamos enviar telegramas em caso de ausências ao trabalho. É bom fazer um termo, simples, para que eles se prontifiquem a apresentar os comprovantes em caso de mudança.
2. Preenchimento de Solicitação de emprego
A solicitação de emprego fornecida pelo funcionário é algo que tem se tornado essencial em caso de reclamação trabalhista, já que lá constam não só as empresas onde o funcionário trabalhou, mas também quem o indicou para o trabalho, os contatos que ele já mantinha na empresa antes de ser admitido, bem com o os empregos que ele tinha antes de ser admitido. Em anexo segue um exemplo de ficha de solicitação de emprego para ser utilizada por vocês na admissão do funcionário.
Na próxima folha há um documento que pode ser usado para cópias, e utilizado para preenchimento pelo funcionário. Este documento é valido legalmente se preenchido pelo próprio funcionário e assinado por ele ao final. No local onde se lê “referencias pessoais” deve constar o nome da pessoa que o indicou para emprego ou então o nome da pessoa que ele conhece
na