Apostila pesquisa de opinião pública
1. Conceitos:
1.1. Pesquisa em Comunicação: é a coleta de dados sistemática que utiliza métodos científicos tendo resultados que podem ser generalizados em função de toda uma realidade; Compreende o estudo científico dos elementos que integram o processo comunicativo (comunicador, mensagem, canal, receptor, fontes e efeitos), a análise de todos os fenômenos relacionados ou gerados pela transmissão de informação, sejam dirigidos a uma única pessoa, a um grupo ou a um grande público.
1.2. Pesquisa Mercadológica: é a coleta, registro e análise de todos os fatos referentes aos problemas relacionados à transferência e venda de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor. São classificadas de acordo com os problemas (de Produto, de Consumo, de Propaganda, de Anúncios, de Imagem)
1.3. Pesquisa de Opinião: é a coleta de dados que objetiva medir atitudes e captar a opinião das pessoas sobre temas políticos e sociais diversos. Quando a contextualização é política, ela se denomina Pesquisa política ou eleitoral.
1.4. Histórico no Brasil: Na década de 30 se inicia uma tentativa embrionária de pesquisa em propaganda no Brasil. Existe registro de algumas tentativas de implantar a pesquisa de mercado, mas com técnicas pouco eficientes. Exemplo: em 1940, foi realizada a primeira pesquisa de opinião no Brasil, com o objetivo de estabelecer o perfil dos ouvintes de rádio de ondas curtas e longas e também detectar qual seria a posição do Brasil diante do conflito da Segunda Guerra Mundial que se iniciara em 1939. O estudo visava descobrir qual seria a atitude do Brasil caso os Estados Unidos e o Japão participassem da guerra, ou seja, para que lado os brasileiros se inclinariam. Com uma técnica não muito criteriosa para a época, mas com muita competência, o projeto foi realizado e os resultados foram satisfatórios. Hoje existem diversas técnicas de abordagem utilizadas nos estudos de pesquisa de mercado, bem como metodologias