Apostila patologias das construções
GRUPO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO EM
TECNOLOGIA E GESTÃO DA PRODUÇÃO
NA CONSTRUÇÃO CIVL
GEPE-TGP
³7HFQRORJLD &RQVWUXWLYD 5DFLRQDOL]DGD SDUD 3URGXomR GH
5HYHVWLPHQWRV 9HUWLFDLV´
NOTAS DE AULA: patologias em revestimentos verticais
Barros, Mercia Maria Bottura
Taniguti, Eliana Kimie
Ruiz, Luciana Beltrati
Sabbatini, Fernando Henrique
SETEMBRO/97
1
,1752'8d2
Um problema patológico pode ser entendido como uma situação em que o edifício ou uma sua parte, num determinado instante da sua vida útil, não apresenta o desempenho previsto.
O problema é identificado de modo geral a partir das manifestações ou sintomas patológicos que se traduzem por modificações estruturais e ou funcionais no edifício ou na parte afetada, representando os sinais de aviso dos defeitos surgidos.
As manifestações, uma vez conhecidas e corretamente interpretadas, podem conduzir ao entendimento do problema, possibilitando a sua resolução a partir de uma intervenção, cujo nível estará vinculado, principalmente, à relação entre o desempenho estabelecido para o produto e o desempenho constatado.
Objetivando-se uma ação sistêmica frente aos problemas patológicos passíveis de ocorrerem com os revestimentos verticais, propõe-se, no presente trabalho, uma metodologia de abordagem dos mesmos, a partir da qual, os profissionais da área poderão organizar um conjunto de passos e etapas a serem seguidos a fim de identificarem as possíveis causas que levaram à sua ocorrência, buscando assim, evitar problemas em futuros empreendimentos.
Além da proposição desta metodologia, serão apresentadas, também, as manifestações mais comuns nos revestimentos verticais e as principais causas que possam tê-las originado, buscando-se, com isso, fornecer os subsídios necessários para que os técnicos envolvidos com o assunto possam avaliar o projeto de revestimento, as especificações para sua execução, bem como, efetuar o acompanhamento em obra, de modo a evitar