America Insular
A América Central Insular é composta pelos seguintes países: Bahamas, Cuba, Haiti, Jamaica, República Dominicana, entre outras pequenas ilhas. Ela pode ser dividida em Grandes Antilhas, que são as grandes ilhas do Mar do Caribe e Pequenas Antilhas, que são as ilhas caribenhas menores. É essencialmente agrícola, apoiada pela monocultura de exportação. A América Central compreende os países do istmo que une a América do Norte à América do Sul e as nações do mar do Caribe, que são compostas de quatro grandes ilhas (Cuba, Porto Rico, Jamaica e Espanhola, que é ocupada pelo Haiti e República Dominicana) e centenas de ilhotas. Seu território é formado por relevos montanhosos de origem vulcânica. Mapa da América Central Insular.
As madeiras de lei, o ébano, o mogno são os produtos que mais se destacam na região. A caça possibilita a aquisição do couro pelas indústrias. Sua vegetação é exuberante e várias espécies de vegetais e de madeira de lei existem. Pioneiro da luta pela independência das Antilhas, o Haiti foi a segunda colônia da América, depois dos Estados Unidos, a separar-se de sua metrópole, a França. O nome origina-se da palavra indígena AHAITI, "Terra Alta ou Montanhosa". Uma grande parcela do território que compõe a América Central Insular é ocupada por relevos montanhosos, onde ocorrem com frequência, processos de terremotos e vulcanismos.
Terremotos no Haiti.
Seu clima é característico das altitudes, sendo possível identificar três domínios climáticos de terras quentes. Também há terras temperadas que se localizam entre áreas de planícies e montanhas que desenvolvem o clima frio. Já o relevo é constituído por montanhas de origem vulcânica.
Jamaica:
A Jamaica é um país de origem africana que foi colonizado por ingleses. Estudos etnológicos mostram que o nome Xamayca (terra dos mananciais) foi dado à ilha caribenha pelos aruaques, devido à abundância de fontes existentes em suas luxuriantes florestas.