Apostila LOGARITMO
Telefax.: (21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br
Apostila
Nota:
Data:
2014
Aluno(a):
Nº
Turma:
2301
Turno:
Manhã
Professor(a):
Carolina França
LOGARITMO
Nesse material e nas aulas que o acompanham, vamos descobrir uma das grandes ferramentas de cálculo que proporcionou grandes avanços: o logaritmo. Para isso, vamos dividir o nosso estudo em capítulos que estarão completamente interligados. Para uma consulta mais rápida, eles estão listados abaixo no índice.
Índice
Berço do estudo: Função Exponencial.
Necessidade e Definição do Logaritmo
Propriedades Operatórias
Logaritmo Decimal e Neperiano
Função Logarítimica
Equações e Inequações Logarítimicas
Anexo I: Tábua de logaritmos.
Anexo II: Exercícios Resolvidos
Referência Bibliográfica.
Rio de Janeiro,
Março de 2014.
Berço do Estudo: Função Exponencial
Situação Problematizadora I Um biólogo acompanhou o crescimento da folha com forma circular de uma planta aquática. Durante suas observações, percebeu que a cada mês o diâmetro da folha da planta triplicava. Se no início das suas observações o biólogo mediu a folha e obteve 1 cm de diâmetro, qual será o diâmetro que ela terá ao final de seu prazo máximo de sobrevivência que é de 4 meses? Situação Problematizadora II Imagine que, em uma região litorânea, a população de certa espécie de alga tem crescido de modo que a áre estimada da superfície coberta pelas algas aumenta 75% a cada ano, em relação à área da superfície coberta no ano anterior. Os biólogos estimam que, atualmente, a área coberta é de 4000m². Mantido esse crescimento, determine a área da superfície coberta pelas algas daqui a:
a) 2 anos.
b) 3 anos.
c) X anos.
A partir de situações como essas nos deparamos com funções exponenciais, onde a variável se encontra no expoente. Repare também que a função exponencial ela transforma Progressões Aritméticas (P.A.) em Progressões Geométricas (P.G).
Por que a>0 ?
Por que a? Situação