Apostila liderança
Apostila
O presente material aborda sobre os estilos de lideranças e a crença no ser humano que acompanha cada um dos estilos, bem como, as práticas de gestão decorrentes dessa relação. O presente material aborda sobre os estilos de lideranças e a crença no ser humano que acompanha cada um dos estilos, bem como, as práticas de gestão decorrentes dessa relação.
PRESENÇA EDUCAÇÃO E ARTE
2009
LIDERANÇA
Apostila
Introdução
Liderança tem sido um tema discutido nas empresas, nos cursos de pós-graduação, nos livros, artigos, seminários e congressos. O motivo da discussão está no fato de que as empresas estão percebendo que ela exerce forte influência nos resultados dos negócios, uma vez que ela é responsável pelo caminho seguido pelos subordinados.
Nesse cenário de alta competitividade, rápidas mudanças e incertezas, é ela quem faz a diferença. Seu papel? Levar as pessoas a atingir os resultados da empresa com eficiência. Apesar de se ouvir continuamente que o diferencial competitivo não está na tecnologia, mas nas pessoas, muitas organizações continuam a conduzir seus negócios, tratando seus funcionários como “mão-de-obra” e não como “aqueles que podem fazer a diferença”. Assim a liderança encontrada nas empresas é o reflexo da crença que elas têm sobre as pessoas.
Todos os estilos de liderança funcionam, desde o mais autocrático (autoritário) até o mais democrático ou participativo. Qualquer um deles dá resultados, desde que estejam alinhados com o contexto em que a empresa está inserida, seus desafios, ritmo, crenças, valores, missão, visão de futuro, estratégias, a maturidade do subordinado e a cultura presente.
Estudos vêm demonstrando que nas empresas em que as pessoas são proativas, envolvidas e satisfeitas com aquilo que fazem, elas estão mais preparadas para as incertezas e as mudanças contínuas.Para atrair e reter as pessoas que a organização precisa, a liderança tem que assumir um novo papel, migrando do controle