apostila java
CAPÍTULO 1 – APRESENTANDO O C#
1.1 - Apresentação
Quando fazemos nossas compras em um supermercado, é comum encontrarmos um código de barras impresso nos produtos expostos em suas prateleiras. Este código nada mais é do que um código de identificação do produto (tal qual o nosso conhecido RG). Ao passarmos este produto em um dos diversos caixas do supermercado, este código é submetido a uma leitura, via leitora ótica. Identificado e reconhecido como um registro de um banco de dados, que representa todos os produtos a venda nesta empresa, é então efetuada a venda. Este processo consiste na informação e inclusão do preço, quantidade e valor final do produto na lista de compra do cliente, emissão de nota fiscal e/ou de compra do produto e, conseqüente baixa do produto no banco de dados do supermercado. Ao lermos e entendermos este processo pode-se identificar a figura do computador como o principal protagonista desta história e de diversas outras. Através destas máquinas é possível controlar o fluxo de passageiros de todas as linhas de metrô de uma cidade, controlar o fluxo de trens do metrô em função de sua demanda, controlar e visualizar milhares de contas bancárias de uma instituição financeira, bem como da movimentação de todas elas, editar e armazenar uma receita de bolo em um arquivo texto, fazer a leitura de sinais eletrônicos enviados por um satélite geoestacionário e transformá-los em uma imagem para fins de previsão meteorológica de uma cidade, país ou até continente e muito mais.
Podemos reconhecer que o computador faz parte de nossas vidas. Ele executa, com maestria, muitas tarefas que seriam impossíveis de serem realizadas manualmente em um tempo recorde, podendo repetí-las indefinidamente.
Assim como nos seres humanos, um computador precisa ser ensinado antes de realizar tais tarefas. Por exemplo, antes de realizar uma operação matemática simples deve ser inserido na sua memória um modelo que