Elementos pré textuais
A estrutura de uma monografia compreende três partes fundamentais, de acordo com a ABNT (NBR 14724): elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.
1- Elementos pré-textuais
Páginas cujas informações antecedem ao texto principal do trabalho, do qual fazem parte os seguintes elementos: folha de rosto, direitos autorais, perfil do aluno e ficha catalográfica, termo de aprovação, dedicatória, agradecimentos, resumos, palavras-chave, sumário (índice), listas (figuras, tabelas, etc...) e epígrafe.
2- Elementos textuais
Texto principal da monografia do qual podem fazer parte alguns ou todos dos seguintes elementos: apresentação, introdução, revisão de literatura, fundamentos teóricos, resultados, desenvolvimento, conclusões e recomendações.
3- Elementos pós-textuais
Parte composta pelas referências bibliográficas e pelos anexos e apêndices que completam o texto principal. A qualidade de um trabalho científico está, obviamente, no seu conteúdo, e não na sua forma. Que não se imagine que a simples obediência a essas normas propostas garantirá um mínimo de valor científico a qualquer trabalho. Elas são importantes, contudo, para a padronização dos textos, facilitando o autor, o orientador e os membros da banca examinadora, deixando mais espaço para a discussão sobre o conteúdo, que é o que realmente interessa.
Lembrando que alguns elementos, consoante às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), são obrigatórios, sendo que outros são concebidos como opcionais.
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Chama-se de elementos pré-textuais aqueles que precedem o texto dos trabalhos acadêmicos, auxiliando sua apresentação, de acordo com padrões pré-estabelecidos.
A preparação de um trabalho acadêmico seja ele uma lição de casa, uma pesquisa encomendada por um professor, um artigo, uma monografia, uma dissertação ou uma tese, não pode prescindir de sua apresentação gráfica. O aspecto visual dos trabalhos apresentados, a estética e