Apostila de Ética ou Filosofia moral
Apostila de Ética ou Filosofia Moral
Por Cíntia Castro
"Se imaginais que, matando homens, evitareis que alguém vos repreenda a má vida, estais enganados; essa não é uma forma de libertação, nem é inteiramente eficaz, nem honrosa; esta outra, sim, é mais honrosa e mais fácil: em vez de tampar a boca dos outros, preparar-se para ser o melhor possível." (Palavras atribuídas a Sócrates por Platão, ao final do seu julgamento)
Uma das grandes preocupações da contemporaneidade é o agir humano. Qual é a melhor maneira de agir? Há critérios predeterminantes que orientam as ações humanas? comunicação, seja pelas relações sociais. Vejamos alguns exemplos:
É moralmente aceitável a reprodução através da clonagem?
Como controlar ou evitar a violência urbana que coloca em risco a vida de muitas pessoas?
Na relação entre as pessoas, especialmente na sua vida estudantil, ate que ponto se fazem presentes a solidariedade, a amizade e o respeito? Ou, no limiar do século XXI, são valores superados?
Que valores são transmitidos por determinadas músicas ao se utilizarem de expressões vulgares ou até mesmo de palavrões?
Um portador do vírus HIV que deliberadamente contamina outras pessoas deve ou não ser punido?
Esses problemas levantados ocorrem nas relações efetivas das pessoas. Em alguns momentos, as decisões tomadas dizem respeito somente à pessoa envolvida, mas, em outras situações, as conseqüências de determinadas decisões envolvem várias pessoas. Naturalmente que, perante a sua consciência moral, cada pessoa é responsável pelo que faz. Porém,nenhum ato moral é isolado, pois exige o respeito para com o outro.
Neste sentido, é imprescindível que nas relações dos homens existam normas que norteiam o seu comportamento. De acordo com as normas estabelecidas, aprendemos a agir desta ou daquela maneira. Desde a mais tenra idade, padrões de comportamento são estabelecidos para ensinar às pessoas determinados valores: como se portar à mesa, como agir diante de