trabalho de filosofia
TDE- FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROF. JOSÉ LUIZ LOURENÇO
THAIS DE MENDONÇA COSTA
RA 60917132
SÃO PAULO 2013
THAIS DE MENDONÇA COSTA
TRABALHO DICENTE EFETIVO DE FILOSOFIA
Trabalho de aproveitamento apresentado no primeiro semestre do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Sant’Anna, como um dos pré requisitos para avaliação do 1º bimestre na disciplina Filosofia da educação.
SÃO PAULO
2013
Sumário
Parte A pág. 4
Parte B pág. 4
Parte C pág. 5
Parte D pág. 5
Referências Bibliográficas pág. 6
PARTE A
Eu sou liberal
O liberalismo surgiu nos fins do século XVII, como um sistema de pensamento que viria justificar a ordem burguesa de seu tempo e, ao mesmo tempo, lançar as bases que constroem o mundo contemporâneo. O pensamento liberal parte de uma concepção inicial onde os homens são definidos enquanto seres livres e de igual capacidade. Tal pressuposto se baseia na idéia de que a capacidade de pensar racionalmente seja um instrumento nato de qualquer homem. Mediante esse princípio de igualdade, os homens teceriam suas relações a partir da criação de instituições que regulassem a busca de seus interesses. Assim, os liberalistas veem no Estado uma instituição de origem racional, que conseguiria preservar os princípios de igualdade do homem.
Segundo Locke, um dos fundadores do pensamento liberal, a falta de recursos para a sobrevivência seria a mais importante questão que colocaria em risco a convivência harmônica entre os homens. A sobrevivência, sendo uma questão primordial na relação do homem e o mundo exterior, seria possível na medida em que o trabalho proporcionasse o seu sustento. Assim, no momento em que o homem adquirisse algo por meio do trabalho, as riquezas trazidas alcançadas pelo seu esforço seriam de sua propriedade
Parte B
De repente aparece a gente
Questão