APOSTILA DE TOPO COMPLETA
1. Conceitos:
1.1 - Definição:
Topografia: a palavra “Topografia” deriva das palavras gregas “topos” (lugar) e
“graphen” (descrever), o que significa a descrição exata e minuciosa de um lugar.
Definição básica: Ciência aplicada, cujo objetivo é representar em uma planta ou carta, uma limitada porção da superfície terrestre, com seus acidentes naturais e artificiais e com expressão exata do seu relevo, sem levar em consideração a curvatura resultante da esfericidade terrestre.
Planta: 1 : 20.000
Carta: 1 : 20.000 à 1 : 250.000
Mapa: acima de 1 : 250.000
Importância: ela é a base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos. Por exemplo, os trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento, etc. Portanto, é fundamental o conhecimento pormenorizado deste terreno, tanto na etapa do projeto, quanto da sua construção ou execução; e, a Topografia, fornece os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço.
1. 2 – Limites de Aplicação da Topografia:
Quando da execução de um trabalho topográfico, supõe-se a área a ser levantada como plana isto para fins de representação e cálculos. Mas nós sabemos perfeitamente, que a Terra é na verdade um elipsóide de revolução, achatado nos pólos. Para efeito de aproximação, podemos até interpretar este elipsóide como se fosse uma esfera. Se levarmos em consideração o diâmetro da Terra (~12.700km), podemos dizer que para medidas de distâncias muito pequenas, seus valores medidos sobre um plano. Mais precisamente, teoricamente chegou-se à conclusão que o efeito da curvatura da terra nos levantamentos planimétricos é de aproximadamente 7 mm por km (7 mm/km), ou seja, 22 cm em 30km. Por estas considerações teóricas,