APOSTILA DE ERGONOMIA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO TÉCNICO INTEGRADO
ERGONOMIA: da escola ao trabalho
Picuí, 2011
A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”. Também é chamada de Engenharia dos Fatores Humanos, e ultimamente, também se tem preocupado com a Interface Homem-Computador. As preocupações com a ergonomia estão a tornar-se um fator essencial à medida que o uso de computadores tem vindo a evoluir.
A Ergonomia pode ser aplicada em vários sectores de atividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonômicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. A Ergonomia atua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde o stress físico nas articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos fatores ambientais que possam afetar a audição, visão, conforto e principalmente a saúde.
FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA
1) Origem e evolução da ergonomia
Em latim: trabalho = tripalium. trabalhar= tripaliare (torturar com o tripalium)
Na bíblia: “ganharás o pão com o suor de teu rosto”
Na Grécia antiga: duplo sentido: ponos = penalidade ergon = criação
No sentido etimológico do termo: Ergonomia significa estudo das leis do trabalho.
2) Evolução histórica
Não existe ainda uma história, propriamente dita, sobre ergonomia. Conjunto de conhecimentos referentes ao homem em atividade de trabalho permitiu o surgimento desta disciplina; Os primeiros estudos sobre o homem em atividade profissional foram realizados por engenheiros, médicos do trabalho e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. O termo ergonomia foi