sant andrea al quirinale
Localizada em Roma, a igreja de San’t Andrea Al Quirinale, foi projetada pelo arquiteto Gian Lorenzo Bernini, a pedido do cardeal Camillo Pamphili, sobrinho do papa Inocêncio X para o noviciado dos jesuítas. Ela foi construída entre 1658 e 1678, seguindo os conceitos do Barroco. Bernini a considerava como uma de suas melhores criações e enquanto vivo ia até lá para orar.
O EDIFÍCIO
1. Relação do edifício e o seu contexto
1.1 Local de implantação do edifício:
Inserida na cidade, sendo esta bastante arborizada.
1.2 Forma de implantação:
Bernini tinha uma área limitada pelo fato do terreno já conter outras edificações, sendo assim, ela foi introduzida na parte direita do lote, possuindo planta elíptica.
1.3 Acessos:
Há dois acessos, um privado para padres e pessoas autorizadas e outro na parte da frente da igreja, onde a escadaria curva leva até a porta, que leva ao corpo da edificação.
1.4 Visuais e perspectivas dominantes:
Percebe-se que mesmo pequena, a igreja apresenta uma perspectiva monumental, os muros côncavos que ladeiam a fachada, aumentam ilusoriamente o espaço. Por ter um único acesso e planta ovalada proporciona ampla frente visual, também reforçada pelo fornecimento de uma pequena abside enquadrar o fundo da capela-mor.
1.5 Compatibilidade Formal:
A edificação ao lado da igreja, é bastante semelhante quase formando um conjunto. Além disso, a sua frente está o palácio Quirinale que trás consigo vários aspectos do barroco.
2. Olhando para fora – Configuração formal do edifício.
2.1 Definição Espacial: O edifício é formado por volumes: cone, cone com forma ovalada e uma meia esfera, todavia observa-se também a presença de planos na fachada.
2.2 Quantos volumes compõe o edifício? Três volumes.
2.3 Hierarquia: Do lado de fora fachada apresenta hierarquia tendo em vista que é a primeira coisa que o observador vê.
2.4 Harmonia: Possui composição harmoniosa, com elementos