apostila de custos5
849 palavras
4 páginas
CONCEITOSFORMAS DE RATEIO
Material adaptado do original A Administração de Custos, Preços e Lucros
Adriano Leal Bruni – Ed. Atlas
Profª Éricka Rossana Costa
» Segundo as Normas e Princípios da Contabilidade, apenas os gastos envolvidos na produção ou na realização de serviços, podem ser computados como custos contábeis, ou seja, os custos diretos e os custos indiretos.
» Custos Indiretos de Fabricação (CIF) “são todos os custos relacionados com a fabricação, que não podem ser economicamente identificados com as unidades que estão sendo produzidas.”
˃ Aluguel da fábrica, materiais indiretos; mão de obra indireta; seguro; impostos; depreciação, etc.
1
» Compreende o terceiro maior grupo de custos contábeis, representando os gastos identificados com a função da produção e ou prestação de serviços porém não podem ser associados diretamente ao produto ou serviço específico, necessitando de um critério para sua apropriação.
˃ Os Custos Indiretos de Fabricação podem, ainda, receber algumas denominações, tais como: Despesas Indiretas de Fabricação (DIFs), Gastos
Gerais de Fabricação (GGFs) e Despesas Gerais de Fabricação (DGFs)
» Esses custos permitem que os materiais diretos, através da mão de obra direta, sejam transformados em novos produtos.
» Os custos indiretos são distribuídos ao objeto de custo por meio de um método de alocação de custo denominado rateio.
˃ Trata-se de uma forma direta de segregar os recursos consumidos pelos objetos principais de custos em determinado estagio de sua ocorrência. ˃ “É um artifício empregado para distribuição dos custos, ou seja, é o fator pelo qual vamos dividir os CIFs”.(Crepaldi, 2004, pág 92)
» Os custos indiretos não oferecem condição de medida objetiva e dos quais qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e, algumas vezes, arbitrária.
2
» Quando a produção é de apenas um produto a alocação dos custos se torna razoavelmente simples: agrupam-se todos os custos indiretos e se transfere ao