Apostila de artes
A expressividade e o ritmo da linha em expressão plástica nem sempre sugerem as mesmas coisas para quem a observa. As linhas traçadas sobre um papel constituem uma linguagem plástica de expressão, e esta expressividade pode ser determinada pela relação com as coisas reais que conhecemos.
As composições podem expressar dinamismo, ritmo, espaço, simetria, assimetria, mobilidade, estáticas, linhas e formas, cor, luminosidade e outros tantos efeitos. Portanto lembre-se de que a composição é a ordem e a maneira de disposição dos elementos dentro de um trabalho artístico, visando formar um todo harmônico. Os artistas preparam seus trabalhos esboçando esquemas compositivos.
Vejamos as representações artísticas da linha e suas composições.
Horizontais: dão a sensação de Verticais: dão a sensação de t tranqüilidade, repouso. ascensão, de espiritualidade.
Onduladas: Espiraladas
Grafismos são maneiras de elaborar traçados sem qualquer significação preparatória para a escrita.
Textura na parte gráfica, indica uma trama de sinais, pontos, traços, manchas que servem para realizar as mais variadas atividades artísticas e gráficas.
Usamos textura para:
a. representar graficamente o claro e o escuro, a luz e a sombra;
b. traduzir visivelmente o sentido de volume e os efeitos de superfície. A textura é mais que traços e com ela podemos inventar e criar. Exemplo de algumas formas de textura:
FAÇA EM SEU CADERNO:
1. Debaixo de cada andamento linear, coloque o número correspondente ao adjetivo que melhor o qualificar e a letra que classifica os tipos de linha. Veja o exemplo:
Adjetivos