apostila correspondente bancario
Diante do que você estudou nesta unidade de aprendizagem, consulte os dados apresentados para a Balança no Ano de 2010 e realize uma análise em um texto de aproximadamente 10 a 15 linhas demonstrando onde ocorrem as maiores variações quando comparada com a Balança Comercial de 2009. Não se esqueça de justificar entre 06 a 10 linhas o porquê de estar ocorrendo estas variações de um ano para o outro. (3,0 pontos)
Apesar da ainda influente crise americana de Setembro de 2008, influenciando todos os mercados globais, incluindo o Brasil, nosso país incrivelmente passou praticamente incólume economicamente, fruto das políticas econômicas, regulação de mercado e com o sistema financeiro e bancário entre os mais seguros do mundo. O País ao final daquele temido ano, teve seu PIB com crescimento de 5,1% em relação ao ano de 2007.
O saldo da balança comercial em 2010, ainda que superavitária, representou uma queda de 20% de comparado ao ano anterior de 2009, reflexo principal de política monetária e cambial do momento bem como do crescimento das importações (42%) superiores percentualmente antes às exportações (32%). Parte destes efeitos se devem que o Brasil é país importador de produtos de valor agregado e de consumo direto e em contrapartida é país exportador de produtos básicos e comoditários bem como submanufaturados, desta forma subvalendo seu produto produzido internamente para exportação, não agregando valor aos mesmos. O fator da valorização do Real ante ao dólar americano acaba por influenciar internamente os preços, com o consumo interno aquecido. Ainda assim, as exportações brasileiras bateram recordes, obtendo o melhor resultado desde 2008. A demanda crescente tanto da China