Apostila Brasilidade, Arte e Cultura
Confúcio
Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro.
Albert Camus
Capítulo 1: Definições de Cultura
Do pornto de vista Antropológico: tudo o que o ser humano faz, pensa, imagina, inventa. Enquanto ser transcendente dos instintos animais, é levado a construir „ferramentas“;
Do ponto de vista Etimológico: é o cultivo do ser em seu processo de humanização.
Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.
Cultura em filosofia é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.
Cultura Popular
A Cultura Popular está ligada à tradições, costumes, ações do cotidiano e valores, é uma cultura de origem histórica, portanto natural, e esta até hoje se encontra num páreo duro com a ideologia dominante pelo fato de esta impor a todo custo uma nova ordem, pregando, defendendo, impondo uma cultura globalizada e alienadora,