Mural empresarial
CENTRO UNIVERSITÁRIO – CESMAC
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS – FCH
WALESKA MONTERO SILVA DE OLIVEIRA
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR
MACEIÓ
2013
WALESKA MONTEIRO SILVA DE OLIVEIRA
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR
Ante Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas – FCH como requisito parcial para a nota da segunda avaliação da disciplina de Psicologia da Saúde.
MACEIÓ
2013
INTRODUÇÃO
Diante da política de humanização no atendimento a saúde instituída pelo SUS desde 2004, o Ministério da Saúde vem atuando fortemente no sentido de se colocar em prática a melhoria na qualidade do atendimento ao cidadão por meio da integração da participação dos gestores, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde.
No campo das políticas públicas de saúde por humanização entende-se a transformação dos modelos de atenção e de gestão, que contribuam para construção de novas relações entre usuários e trabalhadores e destes entre si, visando promover a valorização dos processos de mudança dos sujeitos na produção de saúde.
A ‘humanização’ em saúde volta-se para as práticas concretas comprometidas com a produção de saúde e produção de sujeitos (Campos, 2000). Transformar práticas de saúde requer reconstrução dos sujeitos envolvidos no processo, onde se faz importante ressaltar a capacidade criadora e singular inseparável de cada individuo.
Tendo em vista a diversidade e individualidade do sujeito, a criação de projetos terapêuticos singulares busca atender a necessidade do paciente visando reintegrá-lo em seu contexto familiar e social dentro de sua realidade e possibilidades atuais possibilitando a participação, reinserção e construção de autonomia para o usuário. Esta é a proposta principal e seu ëxito depende da integração da equipe multidisciplinar, do engajamento e