Tratamento de Minérios Flotação
A concentração gravítica é o método de separação de particular mineirais onde a propriedade diferenciadora é a densidade. Antes de se realizar uma concentração gravítica, deve-se fazer uma classificação granulomérica. Pois a eficiencia do equipamento será proporcional à distribuição granuometrica dos minerais em sua alimentação. Quando mais estreita for a faixa, maior será a eficiência. Agora consideremos partícular de densidades e tamanhos diferentes, que é típico do preocessamento mineral.
Partícular minerais de densidades p1 e p1 possuem igual sedimentação se:
Onde:
Pl = densidade do meio
P1= diâmentro equivalente da partúcula 1
P2= diamentro equivalente da particula 2
Mais fácil será a separação quanto maior for a Razão de Separação. Dada por:
O uso de processos graviticos vem desde 400AC, quando eram usados na recuperação de ouro. Geralmente a concentração gravitica é usada no tratamento de partícular grossas, mas pode, em alguns casos, ser usada em particular abixo de 50um.
Alguns mecanismos fundamentas da separação gravitica, são aqueles que permitem tao separação
ACELERAÇÃO DIFERENCIAL:
Mecanismo bastante efetivo em equipamentos como os jigues, onde particular são aceleradas ou desaceleradas em u movimento ciclico. Particular mais densas adquirem maior acelerção, assim percorrend maior deslocamento durante o ciclo
No caso da particula em repouso, a acaelração inicial é expressa pela equação : a = dv/dt = (l -Δf /ΔS)g
Δf - densidade do fluido
ΔS - densidade da partícula
A expressão acima mostra que não há dependência do tamanho das partículas
SEDIMENTAÇÃO RETARDADA Mecanismo de sedimentação que baseia na diferença de velocidade entre partículas. A velocidade da partícula em queda é resultado da sua densidade e de seu diâmetro. Sendo ainda de sua forma. Particular esféricas sua densidade não influencia.
Aumento da concentração de particuals na polpa, gera aumento