Detreminantes Sócio culturais

2334 palavras 10 páginas
Determinante socioculturais
Como podemos observar no texto, foram determinantes as ações politicas e sociais para que a arte pudesse ser reconhecida vários móvitos no século 19 contribuíram que isto acontecesse. A função de centros artísticos e a escola de belas – artes no Rio Janeiro e o conservatório dramático em Salvador e também a missão francesa.
No século 20 houve muitas transformações contribuirão para o reconhecimento das artes na vida das pessoas como a semana de 22 e a criação de universidades e com o passar dos anos e décadas o ensino em artes foram expandindo e se consolidando. Então a arte foi reconhecida nas industrias como “desenhos industriais” e aptidões individuais.
A promulgação de vários tipos de lei de diretrizes como há 4024/61, 5.692/71 e a 9.394/96, e assim a arte se tornou obrigatória nas escolas houve a necessidade de capacitação dos professores.

Tendências pedagógicas no ensino da arte
Os tratados nos mostra que o século 19 foi muito importante para estruturação no ensino e a importância da liberdade das religiões para cada pessoa podia ser da religião que quisesse.
Com a reforma no ensino o estado assumiu a responsabilidade do ensino, mas está educação de auto padrão era só os nobres, burgueses e abastados, porque a educação para os pobre ficou esquecida e os poucos colégios que restaram para educação popular tonaram se escolas e oficinas onde era ensinadas profissões o intuito era que os filhos dos pobres tivessem profissões e parassem de estudar mais cedo.
Neste período veio a missão artística francesa e em 1816, foi criada as escolas Real das Ciências, Artes e Ofícios. Depois de 10 anos que foi permitido o ensino artístico no Brasil, mas com as influencias e modelos europeus, que se baseava na estética neoclássica que valorizava a harmonia, equilíbrio e domínio dos materiais. As aquarelas, desenhos e gravuras de Debret tornaram se obrigatórios o desenho em todos os campos da arte, como

Relacionados