apontamentos teoria da comunicação
Comunicação
Prof. Maria Lucília Marcos
!
!
O Conceito de Comunicação
!
Podemos encarar a palavra comunicação como uma “comunhão”, com a qual pode ter um parentesco, na sua etimologia latina. Pertencer a um partido, a um clube...é partilhar ideias, princípios.
!
Outro sentido poderia ser o de transmissão, como uma lâmpada nos transmite luz, como um aquecedor nos transmite calor.
!
A comunicação pode ter sempre dois sentidos.
!
Também podemos pensar comunicação no sentido de difundir um texto, difundir ideias.
Comunicação, quase sempre no plural, pode significar também todos os aparelhos, dispositivos, que usamos para comunicar uns com os outros. Os transportes, o telefones, o computador.
!
!
Obviamente, não é sobre estes sentidos que nos vamos ocupar. Aqui vamo-nos ocupar do sentido que vai precisamente à raiz etimológica da palavra “com” e vai de encontro à interacção entre sujeitos, uma interacção simbólica e que respeitar aquilo que no humano é de facto diferente das outras espécies: o facto de sermos seres de linguagem, seres simbólicos, seres de razão (a interacção simbólica é racional) e esta razão remete-nos para um conceito fundador que é o conceito grego de ʻlogosʼ, que se traduz por razão, mas que também se liga com a ideia de ʻlinguagemʼ.
!
!
!
Falamos tanto da cultura grega porque ela está na base da cultura ocidental. E é de
!
! facto irónico que um povo com uma memória cultural extraordinária seja hoje visto como os
!
!
“maus da fita”. É no logos grego que a nossa cultura vai beber.
!
!
Portanto comunicação tem tudo a ver com razão, com linguagem. Já Aristóteles nos definia como seres de linguagem, seres simbólicos e é por isso que a comunicação que nos vamos ocupar aqui será a comunicação que se prende com interacção, intersubjectividade e este trabalho é sempre feto na ordem do simbólico, na ordem da linguagem.
!
Como sujeitos simbólicos, somos mais do que imitadores - somos seres criadores,