Apontamentos de introdução a gestão
Hoje em dia estamos num mundo de organizações, de cujo modo de gestão dependemos. Gestão é criar organizações que funcionem, ou seja, que adicionem valor aos recursos que utilizam. No entanto, a ideia de criação de valor é subjectiva e relativa, pois valor para A pode ser desperdício para B. Para que servem as organizações?
Criar riqueza, saúde e bem-estar Articular e implementar ideais (políticos, religiosos…) Proteger interesses corporativos/sectoriais (sindicatos…) Fornecer trabalho, estatuto e contacto social Enriquecer gestores e directores
O QUE É A GESTÃO? Processo de coordenação das actividades de trabalho de modo a serem desempenhadas da forma mais eficiente e eficaz.
Eficácia. Doing the things right. Consiste em obter o máximo de output como o mínimo de produtividade (máximo de produtividade). Eficiência. Doing the right things. Consiste em executar as actividades de modo a que os objectivos sejam alcançados.
Gestão como actividade humana em geral Os indivíduos gerem as suas vidas responsabilizando-se por actividades domésticas e empresariais, conseguindo atingir determinados objectivos. Gestão como ocupação empresarial A noção de gestão como ocupação empresarial surge quando a gestão é separada do trabalho, sendo estas duas tarefas executadas por diferentes indivíduos. Importante mencionar que esta separação de actividades não é inevitável ou permanente, variando de acordo com as situações. QUEM SÃO OS GESTORES? Gestor é o indivíduo que trabalha com e através de outras pessoas, coordenando as suas actividades em ordem a alcançar os objectivos da organização. Classes de gestores
Não gestores / executantes. Executam o trabalho manual e mental para produzir bens ou serviços. Gestores de 1ª linha. Gerem o trabalho daqueles que estão envolvidos na produção. Atribuem e coordenam tarefas, acompanham o ritmo de trabalho e ajudam a superar dificuldades.
Gestores