Apontamentos De Aula Prof
Apontamentos de Aula
Autor: Prof. Dr. Adriano Rosa
1 CONTEXTO HISTÓRICO E A NECESSIDADE DE UMA CIÊNCIA SOCIAL
A sociologia surge no bojo de um processo de transformações políticas, econômicas, culturais e sociais que favorecem e exigem o surgimento de uma nova mentalidade. Ancoradas nas Revoluções Industrial (1750/1840) e Francesa (1789/1795) a sociologia aparece como uma disciplina científica no século XIX. A necessidade de compreender e ordenar esta nova realidade que se descortinava fazia da realidade social um cenário de questionamento e preocupação.
O ritmo das alterações econômicas, a estrutura da indústria, o volume de produção, a extensão e a variedade do comércio, o processo de urbanização, as novas condições de trabalho, o fortalecimento da ciência como forma explicativa do mundo, alteraram, através de inúmeras ações e reações, as relações sociais existentes, modificando por completo as idéias sobre a vida dos homens em sociedade.
Uma concepção mais dinâmica e transformadora da vida instala-se em detrimento de uma representação anterior, onde uma visão mais estática do mundo vigorava. Acreditava-se na Idade Média que, de uma geração para outra, os homens estavam fadados a permanecer na posição de vida que lhes fora proporcionado pelo seu nascimento.
Neste contexto a busca pela compreensão sobre a origem da desigualdade humana assume nova característica, levando a problematização da afirmativa natural. Deus criou homens de “alto” e “baixo” estamento? Sua posição é efetivamente definida pelo seu nascimento, ou ao contrário, é definida pelo que possui? São as diferenças sociais fruto ou conseqüência de direitos naturais?
Trazendo para o universo terreno as questões humanas, o homem transfere para o seu nível de ação as responsabilidades sobre sua conduta e permite em grau maior sua intervenção na realidade, mas ao mesmo tempo, para que isso pudesse de fato ocorrer era imperioso investigar e compreender as motivações, os interesses,