Apologia de Sócrates
INSTITUTO SANTO TOMÁS DE AQUINO
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA
TEMA: PLATÃO
PLATÃO E A ACADEMIA
Relatório/questionário baseado na obra Platão e a Academia. Disciplina ministrada por Silvia Contaldo.
BELO HORIZONTE
MARÇO/2014
Platão e a Academia
Questão 1 – Na filosofia de Platão (cf. O Banquete) o amor é ‘criador’ e é ‘fecundo’ de dois modos. Quais são eles?
Existem dois tipos de fecundidades, a do corpo e da alma, sendo a primeira a busca da imortalidade na geração de filhos, residindo simplesmente na procriação inscrevendo-se de certo modo no eterno ciclo da vida, a segunda, ou seja, a fecundidade da alma busca a imortalização através de uma obra de inteligência, seja ela literária ou técnica. Sem deixa de lembrar que a mais alta forma de inteligência é a justiça e o domínio de si.
Questão 2 – A Academia de Platão tem por finalidade a educação filosófica. Quais são as suas características mais importantes?
A quantidade de membros e a perfeição de sua organização. Era chamada de academia, pois, as atividades da escola se davam próximo de Atenas em um ginásio, e porque Platão havia adquirido uma propriedade onde os membros podiam ali viver em comum.
Questão 3 – Sócrates e Pitágoras influenciaram sobremaneira a filosofia de Platão. Em quais aspectos?
Platão é considerado o principal dos socráticos, tendo recebido dele o método do diálogo e da ironia voltado aos âmbitos cotidianos, e ao bem viver do homem. Através do conhecimento o homem poderia empreender seus esforços para o bem, a ignorância fazia justamente o caminho contrário, afastando-o de tal propósito, que seria a salvação da alma pela vivência das virtudes.
De Pitágoras, Platão vai trazer o entendimento das coisas pelas vias numéricas, onde vai acreditar que os números são a base para entendimento de tudo e o princípio de todas as coisas. De Pitágoras Platão também vai absorver a ideia do corpo como prisão da alma, corpo