A cultura
INDIVÍDUO E A SOCIEDADE
A Cultura
Ribeirão Preto
2014
Introdução
O tema abordado ressalta a forma com que o individuo interage diante de diferenças sociais e culturais;
Ter cultura é acumular conhecimento e saber, independente da forma ou da área predominada.
As Origens da Cultura
Há milhares de anos a espécie humana não se diferenciava dos outros animais e isso mudou quando o ‘’animal humano’’ começou a evoluir e a aprender a usar ferramentas, roupas, instrumentos e a criar inovações que o tornavam capaz de enfrentar qualquer animal. A origem da cultura se deu a partir do momento em que o conhecimento adquirido passou a ser transmitido para outras gerações, e quando se percebeu que como indivíduo isolado sua chance de morrer era grande e então passou a caçar em bandos formando então uma ‘’sociedade’’.
Conceito de cultura
Cultura significa cultivar, genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro.
Alguns aspectos essências para a definição de cultura
É transmitida pela herança social, ou seja, o indivíduo aprende cultura no meio em que nasceu e é transmitida através da socialização.
A cultura é tudo aquilo que foi criado pela humanidade tanto material quanto não material. (Ex. crença, arte).
Só os humanos podem formar cultura, os animais não.
A cultura se manifesta por meio daquilo que o ser humano produz para satisfazer suas necessidades.
É a cultura que estabelece limites de tolerância de uma sociedade, e determina suas características como, por exemplo: Em alguns países asiáticos o cachorro é tido como alimento e em outros países como animal doméstico.
As roupas e os costumes de uma determinada sociedade em comum os diferenciam e caracterizam aquela