Apologia de sócrates
Sócrates foi um dos mais importantes filósofos, nascido em Atenas, Grécia, perto do ano de 470 aC. Foi o fundador da filosofia ocidental.Sócrates criticava muitos aspectos da cultura grega.Sócrates não deixou seus pensamentos por escrito, porém, seus discípulos, especialmente Xenofontes e Platão, deixaram seus relatos sobre ele. A Apologia de Sócrates é a versão de um discurso dado por Sócrates, feito por Platão.
A Apologia de Sócrates é o discurso de defesa feito por Sócrates antes de morrer, escrito por Platão. No livro (ou discurso), Sócrates foi acusado de não acreditar nos costumes e nos deuses gregos, e corromper jovens com suas ideias, para sua defesa, Sócrates questiona a ideia da real sabedoria, e de quem realmente a detém.
Seus argumentos foram que existem pessoas que alegam saber e não sabem e que a verdade está na alma de cada um e o que precisamos não é aprender, e sim recordar o que já sabemos. Sócrates diz também que uma vida não refletida, não é uma digna de ser vivida. Outro de seus argumentos foi de que essa era a vontade divina, quando o oráculo disse que era o homem mais sábio, o seu significado não era de que Sócrates é o mais sábio e sim que é sábio quem igualmente a Sócrates admite que sua sabedoria não possua valor algum.
No final, Sócrates admite que morrer é uma vantagem, não acredita que é algo ruim, já que primeiramente esta é uma vontade divina, e que ou nada irá sentir, será como um sono eterno, ou ira para o Hades onde terá a oportunidade de conhecer os verdadeiros juízes, semideuses e sábios. Alem de poder continuar a fazer seus exames sem que o criticassem, julgassem e