Aplicações de ferro fundido
Ferro Fundido Branco
Possui o carbono não dissolvido precipitado na forma de carbonetos. Elevadas dureza e resistência ao desgaste, que podem ser melhoradas pela adição de elementos como Cr e Mo. Muito baixas tenacidade e ductilidade.
- Aplicações: Rodas de vagões, cilindros coquilhados, revestimentos de moinhos, bolas de moinho de bola.
Ferro Fundido Cinzento
Entre os ferros fundidos, o cinzento é o mais comum, devido às suas características como baixo custo (em geral é fabricado a partir de sucata); elevada usinabilidade, devida à presença de grafite livre em sua microestrutura; Alta fluidez na fundição, permitindo a fundição de peças com paredes finas e complexas; e facilidade de fabricação, já que não exige equipamentos complexos para controle de fusão e solidificação.
Aplicaçõe: Este tipo de material é utilizado em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, indústria automobilística, ferroviária, naval e outras.
Ferro Fundido Dúctil
Melhores propriedades mecânicas (ductilidade e resistência mecânica) dentre os ferros fundidos.
- Algumas aplicações: tubos centrifugados para saneamento válvulas para vapor e produtos químicos, cilindros para papel, virabrequins, engrenagens, etc.
Ferro Fundido Maleável
As indústrias mecânicas, de materiais de construção, de veículos, tratores, materiais elétricos utilizam, em grande escala, peças de ferro fundido maleável.
- Entre as aplicações mais comuns podem ser enumeradas as seguintes: conexões para tubulações hidráulicas; conexões para linhas de transmissão elétrica; corrente; suporte de molas; caixas de direção; caixas de diferencial; cubos de rodas; sapatas de freios; pedais de embreagem e freio; bielas; colares de tratores; caixas de engrenagem, etc.
Aplicações dos aços
Baixo carbono: chapas automobilísticas, perfis estruturais, placas para produção de tubos, construção civil, pontes e latas de folhas de flandres.
Médio carbono: