Aplicações do ferro fundido
O ferro fundido trata-se de uma liga ferrosa composta por um grande percentual de ferro e pequeno percentual de carbono, silício, manganês, enxofre e fósforo. O ferro fundido, não é encontrado puro na natureza, ele é encontrado em forma de minério de ferro formando rochas e montanhas. Os principais minerais retirados da natureza são a Hematita e Magnetita, que são posteriormente trabalhados para obtenção do ferro fundido.
Após a extração do minério de ferro em forma de Hematita ou magnetita, o próximo passo rumo à obtenção do ferro fundido, é a fabricação do ferro gusa. O minério é quebrado, lavado e em seguida levado para o alto forno, onde ele é aquecido junto com carvão COQUE e calcário. Dentro do forno, é injetado ar, que faz com que o carvão queime e ao atingir 1200°C, derrete o minério. As impurezas, por serem mais leves, ficam por cima, e o ferro derretido (Gusa) fica depositado na parte inferior do forno. Após esse processo, o ferro gusa é resfriado e armazenado em forma de lingotes. O ferro nessas condições, normalmente sofrerá outros tratamentos, mas pode ser usado já como matéria prima de peças, desde que as mesmas não precisem ser usinadas.
Para a obtenção do ferro fundido, é necessária uma segunda fusão, agora do ferro gusa. Ele é aquecido e recebe uma injeção de oxigênio, que é necessário para a retirada de carbono concentrado no ferro gusa.
Em fim, tem-se o ferro fundido, que após a injeção de oxigênio, pode apresentar percentual de carbono variando entre 2,1% e 6,85%. Os ferros fundidos comerciais apresentam esse teor variando entre 2,1% a 4,5%.
TIPOS DE FERRO FUNDIDO
Existem quatro tipos de ferro fundidos mais utilizados na engenharia e na indústria em geral. São eles: Branco, Cinzento, Nodular e Maleável. Cada um deles possui suas particularidades, aplicações, propriedades, estruturas bem definidas e distintas.
Ferro Fundido Branco:
Possui coloração branca na sua região de fratura e apresenta o carbono combinado como Fe3C. É