Aplicações das Cetonas
Cetonas são substâncias que se apresentam como um líquido de odor irritante e se dissolvem tanto em água como em solventes orgânicos. Esta característica permite a sua utilização como solvente de tintas, vernizes e esmaltes.
As cetonas são muito usadas como matérias-primas na síntese de diversos produtos, como acetileno, acetato de celulose, nitrato de celulose, sedas, tintas, pólvora sem fumaça etc. A cicloexanona é matéria prima na produção do nylon.
Na indústria alimentícia, desempenham um importante papel: extração de óleos e gorduras de sementes de plantas. Essas plantas são em geral a soja, girassol e amendoim. Algumas cetonas são responsáveis pelos aromas: um dos isómeros da carvona, por exemplo, que existe na hortelã-pimenta, é utilizado para dar sabor e aroma a pastilhas elásticas. É interessante saber que a comercialização de cetonas é feita sob o controle do Departamento de Entorpecentes da Polícia Federal, por serem usadas na extração da cocaína em folhas de coca.
As cetonas também são muito utilizadas na indústria de perfumes. Uma delas, a muscona, cujo nome oficial é (R)-3-metilciclopentadecanona, é o principal componente do odor de almíscar, que na natureza é encontrado em glândulas presentes nas quatro espécies de veado almiscareiro (Moschus ssp.). Por ser necessário sacrificar o animal para a remoção dessa glândula, tais espécies se encontram ameaçadas de extinção, o que tem promovido o uso de substâncias sintéticas com propriedades olfativas semelhantes à muscona, como o 2-t-butil-4-metil-1,3,5-trinitrobenzeno. Outras cetonas naturais empregadas em perfumaria são a civetona, obtida da civeta africana, a jasmona, extraída do jasmim, e a α-irona, componente do aroma de violetas.
A cetona de maior importância comercial é a propanona, mais conhecida como acetona. A acetona é um reagente de extrema utilidade e uma das suas principais aplicações industriais é na síntese do bisfenol A, uma matéria-prima importante para a