Organizações Nações Unidas
Fundada em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia – Estados Unidos), logo após a Segunda Guerra Mundial contava com a participação de 51 nações, a ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização constituída por governos da maioria dos países do mundo, é a maior organização internacional. Atualmente conta com 192 países membros, sendo que cinco deles (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) que fazem parte do Conselho de Segurança. Este pequeno grupo tem o poder de veto sobre qualquer resolução da ONU cujo objetivo principal é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social. As línguas oficiais da ONU são inglês, francês, russo, mandarim, espanhol e árabe, atualmente (2007) a ONU é presidida pelo secretário geral sul-coreano Ban-Ki-Moon. A ONU é mantida através de contribuições financeiras feitas pelos países membros. Os países que mais contribuem são: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.
Fazem parte da ONU as principais organizações:
UNESCO - Organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura
Foi criada em 1945 pela Conferência de Londres e tem como objetivo contribuir para a paz através da educação, da ciência e da cultura. Visa eliminar o analfabetismo e melhorar o ensino básico, além de promover publicações de livros e revistas, e realizar debates científicos. Desde 1960, atua também na preservação e restauração de espaços de valor cultural e histórico.
OCDE - Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico
É um fórum internacional que articula políticas públicas entre os países mais ricos do mundo. Fundada em 1961, substituiu a Organização Europeia para a Cooperação Econômica, criada em 1948, no quadro do Plano Marshall. Sua ação, além do terreno econômico, abrange a área das