ACETONA
INTRODUÇÃO 1
Estrutura 2
Classificação 2
Aplicações 2
Usos 3
Precauções Álcool e Acetona (Tópico) 3
Efeitos colaterais 4
Doenças 4
CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 6
INTRODUÇÃO
No presente trabalho debruçarei sobre o grupo éter, concretamente sobre o comporto orgânico acetona. Pode ver que éter é um grupo de moléculas orgânicas, em que as suas estruturas são caracterizadas pela presença de um átomo de oxigénio ligado a dois (e entre estes) de carbono da cadeia. Podem ser formados pela desidratação intermolecular de álcoois. Ou seja são compostos orgânicos derivados teoricamente dos álcoois pela substituição do H do grupo –OH por um radical derivado de hidrocarboneto. Sua fórmula genérica é: R-O-R', onde R e R' são radicais orgânicos (alquila ou arila).
Cetona é todo composto orgânico que possui o grupo funcional – CO –
Tanto para aldeídos quanto para cetonas, chamamos este grupo de carbonila. Aldeídos e cetonas fazem parte do grupo dos carbonilados.
A Acetona se apresenta como um líquido de odor irritante e se dissolve tanto em água como em solventes orgânicos.
Na indústria alimentícia, as cetonas possuem uma importante utilização: extração de óleos e gorduras de sementes, as plantas usadas neste processo são o girassol, amendoim e a soja. Cetonas podem ser usadas para extrair cocaína das folhas de coca, daí o porquê de seu uso ser restrito e fiscalizado por órgãos da polícia federal.
As cetonas podem ser encontradas na natureza em flores e frutos e até em nossos organismos (em pequena quantidade), fazendo parte dos corpos cetônicos na corrente sanguínea. Esse composto é empregado para fabricar alimentos e perfumes.
Estrutura:
O ║
H3C ─ C ─ CH3
Classificação
As cetonas podem ser classificadas de acordo com a quantidade de carbonilas. Se há apenas um grupo carbonila na cadeia, trata-se de uma monocetona; se há dois grupos, trata-se de uma dicetona; se são três grupos, trata-se de uma tricetona.