Aplicações da Física Mecânica na Engenharia Elétrica
Este artigo tem como objetivo explicitar as aplicações da Física Mecânica no ramo da Engenharia Elétrica, tal como a geração de energia elétrica através da conversão da energia mecânica e indução eletromagnética. O artigo descreverá como as leis da Física Mecânica são utilizadas pelos engenheiros eletricistas.
Palavras-chave: física, engenharia, elétrica, mecânica, aplicações.
O início aos estudos sobre a indução eletromagnética foi feito por Michael Faraday no ano de 1824. Faraday, durante seus estudos, conseguiu alguns resultados, como produzir a rotação contínua de imãs e fios em volta uns dos outros, transformando energia elétrica em mecânica. Foi em 17 de outubro de 1831 que o físico conseguiu induzir, em um condutor, corrente elétrica advindo da variação de um campo magnético, daí foi registrado o primeiro gerador elétrico, o qual transformava energia mecânica, advinda do movimento do imã, em energia elétrica através da variação de um campo magnético. No entanto, devido a sua pouca formação acadêmica, a formulação matemática sobre a indução eletromagnética só foi feita por James Maxwell e constitui uma das quatro leis fundamentais do eletromagnetismo.
As leis da Física Mecânica são essenciais no ramo da eletricidade, logo é visto que no Brasil a maior força geradora de energia elétrica é a conversão da energia mecânica, tanto dos ventos quanto das águas, através dos princípios de indução eletromagnética baseados na Lei de Faraday. Basicamente a geração de energia elétrica através da energia mecânica é feita quando o movimento ocasionado por uma força qualquer (a força das águas nas hidrelétricas ou a força dos ventos nas usinas eólicas, por exemplo) é utilizado para fazer um eixo, em que está um imã, girar, fazendo o campo magnético de uma bobina variar e induzir corrente elétrica sobre um condutor.
No Brasil, cerca de 80% de toda a energia elétrica gerada é obtida através das