Aplicações células voltáicas
Denomina-se radiação, ou energia radiante, à energia que se propaga sem necessidade da presença de um meio material.
A verdadeira natureza da radiação ainda é objeto de permanente investigação científica no âmbito da Física Moderna. Dependendo da experiência que for conduzida, a energia radiante ora revela uma natureza corpuscular (fóton), ora se comporta como uma onda eletromagnética.
A transmissão da energia do Sol à Terra ocorre através de ondas eletromagnéticas. Esta proporção é feita no vácuo em todas as direções a uma velocidade aproximada de 300000 km.s-1. As ondas eletromagnéticas são caracterizadas por uma frequência (f), um comprimento de onda (λ) e com a velocidade de proporção (C), através da equação: c = υ λ
São conhecidas radiações com comprimento de onda que variam desde 10-10 cm (raios gama) até cerca de 107 cm (ondas longas de rádio). Ao conjunto de todas elas denomina-se espectro eletromagnético, assim como representado na Figura 1.
Figura 1 – Espectro eletromagnético.
A radiação térmica é devido às ondas eletromagnéticas resultantes de uma diferença de temperatura e suas características são:
- Todos os corpos em temperatura acima do zero absoluto emitem continuamente radiação térmica;
- As intensidades das emissões dependem somente da temperatura e da natureza da superfície emitente.
2. Fundamentação Teórica
Quando a junção p-n dos dois semicondutores é atingida por uma radiação de energia h.ν os elétrons de valência se excitam e passam para a banda de condução, deixando um buraco na camada de valência. Esses elétrons são então acelerados pelo campo elétrico de um lado para outro formando então a corrente elétrica. De mesmo sentido da corrente elétrica de saturação, que é causada pela polarização dos semicondutores. Quando a radiação cessa os elétrons retornam, formando então o sistema chamado de elétron-buraco, a base da geração de eletricidade por radiação. Se a energia cedida pela radiação for menor que a