Equilíbrio químico e cinética - Equação de Nernst Equações fundamentais da Termodinâmica
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
INSTITUTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: ELETROQUÍMICA E CINÉTICA QUÍMICA
TURMA: 01
DOCENTE: DAVI SERRADELLA VIEIRA
DOCENTE: ANA BEATRIZ FRANCELINO JOTA MAT.: 2010056035
EQUAÇÃO DE NERNST E EQUAÇÕES FUNDAMENTAIS DA
TERMODINÂMICA
NATAL – RN
2014.2
1.0 Equação de Nernst aplicada a eletroquímica:
Eletroquímica é o ramo da química que estuda a produção de eletricidade por uma reação química ou o uso de eletricidade para a ocorrência de uma reação química, eletrólise, através das reações de oxirredução.
A oxirredução é uma reação química envolvendo duas espécies químicas na qual ocorre onde ocorre uma alteração no numero de oxidação das espécies através da perda e ganho de elétrons. A semi-reação de oxidação ocorre na espécie em que perder elétrons para outra espécie aumentando o seu número de oxidação, está espécie que ganha elétrons participa da semi-reação de redução em que uma espécie tem o seu número de oxidação reduzido pelo ganho de elétrons.
Uma célula eletroquímica é constituída de dois eletrodos em contado com um eletrólito, um condutor iônico. A pilha galvânica (pilha voltaica) consiste em uma célula eletroquímica que produz eletricidade como resultado de uma reação espontânea que ocorre dentro dela, reações espontâneas. Uma célula eletrolítica é uma célula eletroquímica na qual uma reação não espontânea é induzida por uma fonte de corrente externa. Uma célula voltaica é constituída de eletrodos formados por um metal condutor em contato com uma solução de seus íons, eletrólito. Cada compartimento de uma célula voltaica corresponde a uma semicélula.
Fase sólida: metal
Fase líquida: solução contendo íons do metal.
Em cada semicélula ocorre um tipo de reação, redução ou oxidação. A semicélula onde ocorre a reação de oxidação é o ânodo e a semicélula onde ocorre a reação de redução é o cátodo.
Os elétrons fluem do ânodo pelo circuito externo