Termodinâmica
Termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre calor, temperatura, trabalho e energia. Abrange o comportamento geral dos sistemas físicos em condições de equilíbrio ou próximas dele. Qualquer sistema físico, seja ele capaz ou não de trocar energia e matéria com o ambiente, tenderá a atingir um estado de equilíbrio, que pode ser descrito pela especificação de suas propriedades, como pressão, temperatura ou composição química. Se as limitações externas são alteradas (por exemplo, se o sistema passa a poder se expandir), então essas propriedades se modificam. A termodinâmica tenta descrever matematicamente essas mudanças e prever as condições de equilíbrio do sistema.
Termodinâmica
A Termodinâmica (do grego THERMOS = calor e DYNAMIS = força) é o ramo da Termo física que analisa os Princípios e as Leis que permitem projetar e prever o comportamento das Máquinas Térmicas, dispositivos que, a partir do calor, aplicam forças e realizam deslocamentos.
À Termodinâmica cabe, portanto, o estudo das relações entre calor, pressão, volume, temperatura, etc. e os eventuais trabalhos realizados.
Observe que o estudo destas propriedades, longe de ser apenas um mero rebuscamento teórico, contribui, para o aumento da produção e distribuição de alimentos e bens de consumo, ao produzir máquinas e motores mais eficientes — como as turbinas que impulsionam aviões e navios, ou os motores "diesel" utilizados em tratores e caminhões — melhorando assim a qualidade e a duração da vida das pessoas.
Esta, juntamente com o melhor conhecimento do Universo, deve ser não só a finalidade da Termodinâmica, como a da Ciência em geral. ***
A descoberta de meios para utilização de fontes de energia diferentes da que os animais forneciam foi o que determinou a possibilidade da revolução industrial. A energia pode se apresentar na natureza sob diversas formas, mas, exceto no caso da energia hidráulica e dos