APLICAÇÃO DO PDCA
Uma grande indústria da cidade movimenta muitos recursos em suprimentos para abastecer sua demanda interna, que varia de matéria prima, peças de manutenção em geral, materiais de escritório, etc.
O problema é que a empresa fica situada na zona rural, a aproximadamente 17 km da área urbana, o que torna a logística de entrega um custo mensal considerável.
Na busca por melhores custos no mercado, a empresa efetua compras em varias cidades da região, inclusive nas grandes capitais, depois de alguns levantamentos financeiros, os números mostraram que as economias nos preços dos materiais, estavam sendo consumidos em gastos com fretes, que sempre eram realizados por transportadoras terceirizadas, que por sua vez atendiam respectivamente cada região.
►Como fazer com que os descontos negociados pelo setor de compras, realmente cheguem até o caixa da empresa? Será necessário reestruturar a cadeia de suprimentos de maneira a entender o que esta acontecendo.
►Como mostrar para os envolvidos, que é necessária uma reformulação para realmente obter “lucros” no processo de compras? A melhor maneira de mostrar isto, é levantando a média em porcentagem de descontos adquiridos pelo setor de compras, e realizar um comparativo com o que se gasta com fretes.
Aplicando o PDCA:
PLAN
Um analista da empresa realiza um inventario do preço que o setor de compras tem pago para cada grupo de materiais adquiridos e o valor do mercado para estes grupos, depois de alguns estudos e demonstrativos, ele chega a conclusão que é viável continuar comprando na região, porém ele percebe que a empresa tem um custo muito alto com transportes. Então o trabalho para redução nos custos passa a ser concentrado para a logística de transporte, com base nestas informações, iniciou-se o levantamento de custos para cada transportadora que atendia a empresa, para que fosse definida qual seria a de menor custo, assim seria definida qual empresa