Aplicação de PDCA
Engenharia de Métodos
Professor:
Implantação de PDCA em Estação de Tratamento de Efluentes Industriais
Nome:
Rio de Janeiro
2013
Introdução
Processos biológicos, baseados no uso de microorganismos, tem sido desenvolvidos para o tratamento de águas residuais industriais.
Tais tecnologias vem sendo utilizadas com sucesso na remoção de uma série de compostos químicos com elevado potencial poluidor. O sistema de lodo ativado é considerado atualmente a tecnologia de tratamento biológico mais utilizado em nível mundial para o tratamento de águas residuais domésticas e industriais, uma vez que permitem remover, com elevada eficiência, uma ampla variedade de compostos orgânicos e inorgânicos (Ginoris, 2006).
Em geral, os sistemas de lodos ativados são compostos por duas etapas de processamento do efluente: a conversão das substâncias químicas em um reator biológico e a separação dos sólidos biológicos, formado pelos microorganismos e material inerte presente na etapa anterior. A segunda etapa, usualmente, ocorre pela ação da gravidade em um decantador.
O reator biológico, ou tanque de aeração, promove um ambiente ideal para a degradação de substâncias solúveis e particuladas, por meio de um conjunto variado de micro e macroorganismos. No reator, a biomassa utiliza o substrato do efluente para se desenvolver. No decantador, a biomassa floculada sedimenta. Isso permite a clarificação do efluente final. Parte dos sólidos sedimentados no fundo do decantador podem ser recirculados para o reator, aumentando a concentração de biomassa neste, ou descartados, caso a concentração já esteja elevada.
Por se tratar de um processo biológico, a forma com que os sistemas de lodos ativados são operados influencia na qualidade do efluente. Variações no processo podem afetar o desempenho do sistema. A flutuação dos parâmetros operacionais como tempo de residência do lodo, taxa