O Ciclo PDCA Aplicação Deming
O conceito de PDCA fica fácil de entender quando olhamos para o significado da sua sigla em inglês: P (plan, planejar) D (do, fazer) C (check, acompanhar) A (act, corrigir). O que o ciclo PDCA sugere é que, qualquer atividade de gestão ou planejamento estratégico que seja executada na empresa, seja conduzida seguindo essas quatro fases.
Ao iniciar qualquer melhoria em processos ou produtos, planejar as ações deve ser a primeira fase do processo. Só depois de estar claro quem são os responsáveis, o que eles precisam fazer e como, é que se deve dar início a fase de execução das ações. Depois do plano de ação ser executado é quando no consenso comum a atividade se encerra, mas pelo PDCA ainda temos metade do trabalho pela frente – e justamente a metade que vai garantir que a atividade atinja os resultados esperados – que é estudar e acompanhar tudo que foi feito para ter certeza que os esforços atingiram os objetivos, e sempre que houver possibilidade de melhoria ou for identificado desvios, a correção entra em cena e o ciclo PDCA começa novamente.
O modelo PDCA foi criado pelo Dr. Walter Shewart, mas tornou-se popular pelo Dr. W. Edwards Deming, que é considerado por muitos como o pai do controle de qualidade moderno. Mais tarde na carreira de Deming, ele modificou a PDCA para PDSA (Study, estudo, no lugar de check, acompanhar) pois ele identificou que o ponto mais importante para garantir a qualidade das ações é exatamente a mesma fase do ciclo que as pessoas mais ignoram: o acompanhamento, o estudo